Maioria dos mercados de Ourinhos querem abertura aos domingos até às 13h
O problema da abertura ou não dos mercados aos domingos, chegou até a Câmara Municipal. Prontamente, o presidente da Câmara, Lucas Pocay, realizou reunião com todas as partes envolvidas antes do início da 3ª Sessão Ordinária de 2013, com a presença de todos os vereadores, do Sindicato dos Comerciários e de representantes de cerca de 20 mercados de Ourinhos.
O debate aumentou ao saberem do Projeto de Lei de autoria da prefeita Belkis, alterando o horário de funcionamento, sem atender a maioria dos donos de mercados e o sindicato dos funcionários do setor. “A Câmara, como a Casa do povo, deve prezar sempre pelo interesse coletivo, e não de alguns. Para isso, devemos ouvir todas as partes e envolvidos na questão. Há um consenso de que os mercados devem abrir aos domingos, porém a maioria absoluta quer a abertura até às 13h e não até às 23h, como diz o projeto. Além de nos preocuparmos com os trabalhadores, que precisam ser respeitados e devem viver com qualidade, podendo aos domingos curtirem suas famílias, irem à Igreja ou apenas descansar”, ressaltou Lucas Pocay.
Os representantes do setor confirmaram que a melhor alternativa é abrir os estabelecimentos aos domingos até às 13h, garantindo aos consumidores a opção de irem às compras, e aos funcionários uma jornada de by InstantSavings" href="http://www.ourinhosnoticias.com.br/noticia.asp?cod=4320">trabalho mais suave, no dia em que normalmente deveriam estar descansando, demonstrando respeito aos direitos, ao bem estar de seus funcionários e também da população ourinhense.
“Antes de chegar a um acordo entre os mercados, fizemos pesquisa com nossos funcionários. Eles são contrários a by InstantSavings" href="http://www.ourinhosnoticias.com.br/noticia.asp?cod=4320">trabalhar até às 23h. Não há porque criar ainda mais descontentamento entre os trabalhadores”, afirmou Roberto Franco de Lima (“Beto”), proprietário do Supermercado Bom Jesus.
Para ele, a limitação de horário garantiria também a igualdade de condições nesse setor. “Se a Lei deixar em aberto a possibilidade de abrir até às 23h, dois supermercados já disseram que vão funcionar até esse horário, e os outros também vão acabar esticando a jornada de trabalho dos funcionários para poder competir”, explicou “Beto”.
De acordo com os empresários, apenas representantes de duas redes de supermercados com lojas em Ourinhos, se opõe ao horário, e querem funcionar até às 23h.
Paulo Roberto Amadei Filho, proprietário do Supermercado Dia a Dia, afirma que também fez pesquisa entre seus clientes e funcionários, e conta que a permissão de funcionamento deve ser até às 13h.
“Fizemos uma coleta de informações com os funcionários e clientes e até às 13h seria suficiente. Daria tempo dos clientes realizarem as compras e seria menos desgastante para os funcionários, que teriam metade do domingo para passar com a família e ainda um dia da semana de folga. Atenderíamos os clientes da mesma forma como já vem acontecendo, e resolveria o problema”, destacou o empresário ourinhense.
“NÃO HAVERÁ DEMISSÕES, O SETOR ESTÁ SOFRENDO COM A FALTA DE MÃO DE OBRA”, AFIRMA DONO DE SUPERMERCADO CONTRARIANDO O QUE DISSE A PREFEITA BELKIS
O dono do Supermercado Dia a Dia afirma que a ameaça de demissões, se os mercados não abrirem até as 23h, é apenas argumento para pressionar as autoridades e sensibilizar a opinião pública.
“O setor está sofrendo com a falta de mão de obra, não vai haver desemprego, ao contrário os supermercados estão precisando de funcionários capacitados. Abrindo até às 13h horas, ou até ás 23h, os folguistas vão continuar necessários, já que o funcionário vai ter que ter uma folga na semana da mesma forma”, explicou Paulo.
O empresário Vagner Messias, dono do Supermercado Peralta, que também defende abertura das empresas somente até às 13h, confirma que não devem haver demissões.
“Os Supermercados já trabalham hoje no limite de funcionários, não tem como demitir. Não acredito que abrir os mercados nos domingos, até às 13h, vai gerar demissões”, destaca Paulo.
Para o proprietário do Supermercado Peralta, o funcionamento até às 13h aos domingos, satisfaz todos os envolvidos na questão. “Temos que pensar nos três lados. Abrindo até às 13h, o consumidor vai ficar satisfeito, já que terá tempo para fazer suas compras; o empresário não terá prejuízos, uma vez que atualmente quase todos os mercados já abrem somente até esse horário, e para os funcionários também é uma boa opção, já que não serão sacrificados ainda mais trabalhando até às 23h”.
BELKIS MANDA PROJETO SEM TEMPO HÁBIL PARA A ANÁLISE DOS VEREADORES
Por volta das 18h30, ou seja, apenas meia hora antes do início da 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ourinhos, realizada na noite de segunda-feira (19/2), a prefeita Belkis Fernandes (PMDB), encaminhou a Câmara Municipal, projeto de Lei Complementar facultando aos donos de Supermercados o direito de abrir aos domingos, até às 23h (como querem apenas dois empresários do setor em Ourinhos).
Diante da reivindicação da maioria dos donos de mercado, de permitir a abertura apenas até às 13h, e da falta de tempo hábil para analisar o projeto, o presidente da Câmara, Lucas Pocay, propôs que a votação fosse realizada em uma Sessão Extraordinária na sexta-feira (22/2), às 19h, para que, assim, os vereadores pudessem analisar e votar com mais cautela e atendendo os anseios de toda a população, sindicato e representantes do setor.
Fonte: www.ourinhosnoticias.com.br/ Vídeo TV Tem
Comentários:
(23/02/2013) Andre [and_luis_lima@hotmail.com]
Eu acho um absurdo os mercados abrirem até as 23 horas no Domingo ! É um desrespeito tremendo com os funcionários que não terão o seu tempo de lazer. Esse projeto de lei não vai favorecer aos funcionários e sim somente aos interesses dos empresários. Em minha opnião e de vários companheiros de trabalho a abertura aos domingos até as 13:00 será o suficiente e bom para ambas as partes. Se chegar acontecer a aprovação de abrir até as 23 horas será um absurdo e um desrespeito total com o trabalhador.
Envie seu comentário:
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024 / 12:03